Bairros de Lisboa com projectos de 1,6 milhões

Os protocolos dos 38 projectos do programa BIP-ZIP Lisboa 2017, que se destinam a dinamizar parcerias com organizações locais em bairros e zonas de intervenção prioritária, em Lisboa, foram ontem assinados no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A edição deste ano vai ter à disposição 1,6 milhões de euros para os projectos que se centram em várias áreas: cultura, apoio social, cidadania, arquitectura, saúde, reabilitação urbana, arte e educação, entre outras.

"Desde 2011, o programa tem providenciado meios para que as organizações locais possam melhorar a qualidade de vida das populações", explicou Paula Marques, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara de Lisboa. A autarca adiantou ainda que, desde a sua criação, o BIP-ZIP já financiou 270 projectos que contam com a cooperação de 1015 entidades, "proporcionando perto de 1700 actividades à população dos bairros e zonas de intervenção prioritária", num investimento total de 12 milhões de euros.

Um dos novos projectos, o ‘Rede Rés do Chão Marvila’, centra-se na reabilitação e requalificação de espaços na freguesia de Marvila. 

Segundo explicou ao Correio da Manhã Margarida Marques, responsável pelo projecto, a iniciativa passa por uma "regeneração urbana da zona" e o principal objectivo é "abrir as portas" à freguesia.

A cerimónia contou ainda com a presença da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, que explicou que "as organizações locais é que decidem o que fazer com as verbas, o que reforça a confiança e os laços de amizade com as populações". (C:M)

Comentários