Lisboa tem um ‘Beer District’ e uma Oktoberfest

Três fábricas de cervejas artesanais juntaram-se no ‘Lisbon Beer District’ e promovem, sábado, dia 14, o “Oktober Festa”, com o objectivo de rejuvenescer um quarteirão de Marvila e aprofundar as relações entre os lisboetas e aquela bebida. 

‘MUSA’, ‘Dois Corvos’ e ‘Lince’ são as três marcas de cerveja artesanal instaladas no mesmo quarteirão em Marvila Velha, a uma “distância máxima de 100 metros” entre elas, e resolveram, por isso, tirar partido desta coincidência. “É a primeira vez, em Portugal, que existe uma associação geográfica de cervejeiras que pretende apresentar-se ao mundo de uma forma conjunta”, diz Bruno Carrilho, responsável do projecto em nome da MUSA. Uma iniciativa que pretende, admite, “recriar um pouco o ambiente do London Beer Mile” que, como o nome indica, reúne um conjunto de cervejeiras no espaço de uma milha. Na verdade, hoje as 10 cervejeiras no bairro londrino de Bermondsey já não ocupam, apenas, uma milha, mas o nome ficou.


Voltando a Lisboa, este primeiro evento no Lisbon Beer District foi baptizado de ‘Oktober Festa’, uma espécie de Oktoberfest – o tradicional festival de cerveja que, anualmente, decorre em Munique – à portuguesa. O objectivo é alargar a festa a todo o quarteirão, com concertos vários, e convidando as galerias de arte e os restaurantes da zona a aderirem à iniciativa. As três fábricas de cerveja artesanal estarão abertas para serem visitadas. 

Para marcar esta ‘Oktober Festa’, a MUSA, a Dois Corvos e Lince preparam o lançamento de três cervejas comemorativas, produzidas em colaboração pelas três marcas, uma forma de “celebrar o sentido de comunidade”, explica Bruno Carrilho. Numa alusão ao espírito germânico da festa, estará disponível uma Märzen, uma cerveja lager, relativamente maltada, presença obrigatória no festival de Munique, uma Weissbier, cerveja de trigo tipicamente alemã, e uma German IPA, “a típica kraftbeer que tem alimentado a revolução da cerveja artesanal por todo o mundo”, refere este responsável. “A IPA é uma receita americana, mas vamos fazê-la com lupulos alemães para lhe dar este twist germânico que queremos imprimir a toda a festa”, acrescenta. A Märzen é a única que poderá ser consumida em garrafa. As duas outras só estão disponíveis em barril e poderão ser provadas em cada uma das três cervejeiras e em espaços aderentes. 

António Carriço, responsável do projecto pela marca Lince, destaca, por seu turno, que um dos objectivos da iniciativa é criar “uma vila unida” com um dia de portas abertas para as fábricas, com concertos, visitas guiadas, street food e cervejas colaborativas especiais. Susana Cascais, a representante da Dois Corvos, reforça, por seu turno, o objectivo de “aprofundar as relações entre os lisboetas e a cerveja artesanal”. 

A ideia das três empresas é realizar eventos trimestrais. “Para nós faz sentido fazer um evento no Natal, uma espécie de festival de inverno à semelhança dos que se fazem nas cidades do centro da Europa, mas tudo dependerá da adesão que tivermos nesta primeira iniciativa”, reconhece Bruno Carrilho. O ‘Oktober Festa’ realiza-se no dia 14 de Outubro, entre as 12:00 e a meia-noite. Floresta Oriental, Entra, Café com Calma e Papalagui são os restaurantes parceiros do evento. Manuel Fúria & os Náufragos, The Poppers e D.N.A são alguns dos concertos previstos. (Dinheiro Vivo)

Comentários